Você já parou para pensar em quais seriam os prejuízos caso uma emergência acontecesse hoje na sua empresa? Sua brigada está preparada para agir? Você garante a segurança e os primeiros socorros aos seus funcionários? Saiba como preparar e capacitar sua equipe, e tenha certeza de que sua empresa está preparada para qualquer imprevisto.
A brigada de emergência deve ser constituída por um grupo de pessoas treinadas para atuar na prevenção e no combate de incêndios, na prestação de primeiros socorros e situações de abandono de área. Sua função é muito importante para garantir a segurança do trabalho, e dentre suas atribuições estão: conhecer o plano de emergência contra incêndio da planta; avaliar os riscos existentes; inspecionar os equipamentos de combate a incêndio; prestar primeiros socorros; inspecionar rotas de fuga; elaborar relatórios de eventuais irregularidades encontradas e encaminhá-los aos setores competentes; orientar a população fixa e flutuante; participar dos exercícios simulados.
O ideal para participar da Brigada de Incêndio é que o membro seja voluntário, permaneça nas edificações durante seu turno de trabalho, tenha bom condicionamento físico e boa saúde, ter conhecimento das instalações, responsabilidade legal e serem alfabetizados. Esse grupo deve ser dividido entre as funções:
Brigadistas: membros que executam as atribuições propostas.
Líder: é o responsável pela coordenação e execução das ações de emergência em sua área de atuação.
Chefe da brigada: é responsável por um turno, edificação, pavimento ou compartimento.
Coordenador geral: fica responsável por gerenciar as equipes que compõem a brigada em todas as edificações da planta.
Treinamento da Brigada de Incêndio: como implementar?
O número de voluntários está diretamente ligado ao bom resultado da implementação da Brigada, portanto, o primeiro passo é conscientizar os colaboradores sobre a importância da participação no Curso de Brigadista para promover a valorização dos envolvidos e ampliar o número de interessados. Depois desse movimento, é realizada a seleção do grupo respeitando os requisitos exigidos por lei para dar início ao treinamento.
Carga horária do treinamento
Seguindo a legislação em vigor, a CENTREVAL oferece três níveis para o curso de brigadista: básico, intermediário e avançado. Todos possuem a mesma grade e abordam teoria e prática de combate a incêndio e teoria e prática de primeiros socorros, porém diferenciam na carga horária, sendo o primeiro com 4h, o segundo 8h e o terceiro, mais intensivo, com 24h de duração, dependendo da classificação de risco da empresa.
Opte por profissionais e treinamentos capacitados
A brigada é uma das equipes mais importantes da sua empresa, pois ela pode evitar muita dor de cabeça e prejuízos. Portanto, os profissionais selecionados para a equipe devem cumprir todos os requisitos pré-estabelecidos e o treinamento deve ser feito de forma completa e muito capacitada, afinal, esses colaboradores são os responsáveis pela prevenção e pelo combate ao incêndio, e vão ajudar a diminuir seus impactos. Para preparar bem uma brigada, a experiência deve ser a mais real possível.
Faça simulações periódicas de emergência
Atividades práticas garantem que os conceitos aprendidos na parte teórica sejam reforçados, o que dá mais efetividade ao treinamento. Portanto, é recomendado realizar simulações frequentes de emergência, que incluem todos os passos que serão executados caso uma situação real ocorra, preparando os envolvidos para uma eventualidade.
Realize a reciclagem de maneira contínua
Os treinamentos teóricos e práticos criam as bases necessárias de conhecimento que vão garantir a segurança de forma contínua, porém é importante ter em mente que os conceitos precisam sempre ser reforçados e, em alguns casos, atualizados. Crie uma periodicidade para realizar a reciclagem do aprendizado da sua brigada de forma contínua, o que manterá os conceitos sempre ativos e as ações efetivas e adaptadas a possíveis transformações na legislação.
Uma brigada bem preparada pode evitar muita dor de cabeça e prejuízos para a sua empresa. Com mais de 18 anos de experiência, a CENTREVAL já ajudou mais de 500 clientes com treinamentos e capacitações realizados em nosso Centro de Treinamento completo com mais de 18.000m². Entre em contato conosco e invista em segurança.